Mãe(s) [Maman(s), França, 2015] de Maïmouna Doucoré

Em “Mãe(s)”, terceiro curta-metragem de Maïmouna Doucouré, vemos através dos olhos de Aida (Sokhna Diallo), uma menina de 8 anos de idade, uma transformação familiar que afetará todos seus membros de formas distintas. Aida, sua mãe e seu irmão vivem em um apartamento no subúrbio de Paris e estão entusiasmados com os preparativos para o retorno do patriarca que estava em sua terra natal no Senegal. A felicidade inicial dá lugar rapidamente a uma angústia: sem maiores explicações, o pai volta ao lar acompanhado de uma segunda esposa e um bebê. Aida precisa ceder seu quarto para esta nova habitante e tudo ao seu redor parece desmoronar. Aos poucos, aquele apartamento vai se transformando, se afunilando, e ganhando ares claustrofóbicos com o eficiente uso de super closes que vão dando novo tom ao filme. A Aida não cabe qualquer pergunta ou esclarecimento e acompanhamos suas descobertas sobre aquela nova estrutura familiar e sobre si mesma.

festival-international-de-court-metrage-de-louvain-2015

A atuação da jovem atriz engrandece o roteiro que é pautado em grande parte em silêncios e trabalho corporal. Sem qualquer julgamento de valor e sem vilanizar personagens, Maïmouna vai dedilhando sobre as consequências da poligamia institucionalizada para as culturas que a praticam, principalmente para os africanos da Diáspora. O tom de suspense que o curta adquire ao final, leva a interessantes reflexões sobre configurações familiares e seus efeitos na pós modernidade. Com uma larga carreira em Festivais ao redor do mundo, “Mãe(s)” já conquistou inúmeros prêmios, com destaque para o de Melhor curta-metragem em Toronto (2015) e o prêmio do Júri em Sundance (2016).

O filme está em competição dentro da Mostra “A woman’s life” do My French Film Festival 2017 e pode ser visto de graça online no link: http://www.myfrenchfilmfestival.com/pt/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s